6 notas amigas a quem quiser reclamar da Bolsa de contratação de escola
Consta por aí
que na Bolsa de contratação de escola foi usada para ponderar a avaliação
curricular uma escala de pontos de 0
a 100.
Talvez sim.
Talvez não. Ninguém sabe porque ninguém viu realmente as continhas….
Se foi assim é
quase certamente ilegal.
Depois de
muitas voltas na lei, republicada, alterada, revista, rectificada, com
remissões para cima e para baixo, aqui fica um caminho de abordagem em notas que tenta ser resumidas. Mas a matéria é complexa e não dá para tweets....
Nota 1 – É
preciso ler o manual….
O manual do
utilizador da Bolsa diz no seu capítulo de enquadramento:
“ De
acordo com n.º1 do art. 40.º do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, na
redação conferida pelo Decreto-Lei n.º 83-A/2014, de 23 de maio, retificado
pela Declaração de Retificação n.º 36/2014 de 22 de julho, aplicam-se à bolsa
de contratação de escola, os procedimentos da contratação de escola.”
Cansados da
leitura? Poupo-vos.
A legislação
relevante de acordo com este arrazoado (típico das trapalhadas do MEC) é o DL
83-A/2014.
Leiam, lá para
o meio, a legislação republicada.
O artigo 40º
remete para o artigo 39º do mesmo Decreto-lei no que diz respeito aos processos
de construção das listas.
Se tiverem
paciência para ler os 19 (!!!) números contidos nesse artigo, com alíneas pelo meio,
topam alguns com interesse.
A avaliação
curricular aparece como critério objetivo (sic)
de seleção na alínea b) do nº 6: “A
avaliação curricular, seguindo o modelo de currículo definido pela escola,
tendo como referência o modelo europeu;”
Primeira
nota para quem for reclamar: que órgão, quando e como definiu o modelo em
cada escola? É que o director tem de pedir parecer obrigatório ao Conselho
pedagógico, como estipula o regime de autonomia. Terão todos pedido?
Nota 2 – Será que quem fez a BCE usou a
definição legal de avaliação curricular?
A leizinha diz
algo que ajuda a perceber (ponto 7):
“A avaliação do currículo deve ter em conta,
pelo menos, os seguintes
aspetos:
a) Avaliação de desempenho; b) Experiência
profissional considerando, designadamente a dinamização de projetos
pedagógicos, níveis lecionados e funções desempenhadas; c) Habilitações e
formação complementar;”.
Segunda
nota para quem for reclamar: o sublinhado meu do pelo menos; a lei
não diz pelo menos um dos aspectos, diz pelo menos os 3 aspectos enumerados
(isto é, todos; tem de ser pelo menos esses 3 em todas as escolas, sem excluir
nenhum). Muita gente não gostará mas para reclamar dá jeito.
Nota 3 – Foi a coisa transparente?
Sigamos ao
ponto 8 do tal artigo.
“Na avaliação curricular a ponderação de
cada critério deve constar na aplicação eletrónica, para conhecimento dos
candidatos”.
Terceira
nota para quem for reclamar: constava para cada critério de cada oferta de
cada escola?
Nota 4 – Esta ignóbil porcaria não obrigava
a ler uma portaria?
O número 14 diz
que sim (e a lei foi republicada em Maio de 2014 a dizer isso de novo, mas
já o dizia desde sempre).
E cito: “Ao disposto na alínea b) do n.º 6 (…)
aplicam -se as normas constantes na Portaria n.º 83 -A/2009, de 22 de janeiro,
alterada pela Portaria n.º 145 -A/2011, de 6 de abril.”
Podem
consultar a norma aqui (republicação integral no meio do texto) http://www.dgap.gov.pt/upload/Legis/2011_p_145_a_06_04.pdf
Ora essa
portaria diz no número 1 do artigo 18.º sob a epígrafe Valoração dos métodos de selecção:
“Na valoração dos métodos de selecção são
adoptadas diferentes escalas de classificação, de acordo com a especificidade
de cada método, sendo os resultados convertidos
para a escala de 0 a
20 valores.”
E diz mais o
número 4 desse artigo: “4 - A avaliação
curricular é expressa numa escala de 0 a 20 valores, com valoração até às
centésimas, sendo a classificação obtida através da média aritmética simples ou
ponderada das classificações dos elementos a avaliar.”
Parece que a
DGAE decidiu alegadamente usar uma escala de 100 pontos sem mais e, como se vê
pelo o que aqui cito, contra a lei expressa (a lei remete para uma portaria mas
na lei está expressa a remissão directa).
Esta é a quarta
nota para quem quiser reclamar.
Notas finais – Será que aos 96 anos ainda
estarei a trabalhar?
E já agora notas
finais: ao juntar graduação profissional com avaliação curricular, para cumprir na letra o (erróneo) conteúdo das
normas sobre oferta de escola (aplicáveis à bolsa), a avaliação curricular
tinha de ser convertida a uma escala de 0 a 20 (não porque achemos assim, por palpite,
mas porque normas jurídicas válidas o estipulam de forma clara, como se viu
acima).
A graduação é,
na prática, construída numa lógica de 0 a 20 (e concedo que, como a escala rebenta – isto é, pode ter-se mais de 20
– isso seja um problema a suscitar atenção; mas também hão-de conceder que a
escala começa realmente em 10, visto que, todos os docentes tem pelo menos 10
de nota de curso, porque doutra forma, nem poderiam concorrer).
E já agora,
fazer o exercício ao contrário (estipular um máximo de 100 para a graduação
profissional – para a equivaler manhosamente à ilegal avaliação curricular de
base 100), e considerar que todos os docentes estão abaixo desse limite de 100,
porque ainda não o atingiram, esbarra com um problema duplo: lógico e legal.
O legal é
fácil de entender: onde me conseguem mostrar lei ou outra norma a dizer que é
assim? (quinta nota para quem vai reclamar).
O problema lógico,
e de conformação ao real, é este: ainda que um professor tenha entrado aos 16
anos a dar aulas (idade mínima de admissão ao mercado de trabalho) e fosse um
génio que já tinha habilitação profissional com essa idade, e com nota de 20
valores (o máximo possível) e trabalhasse até aos 70 anos (limite de idade para
trabalho em funções públicas) teria aos 70 anos a graduação profissional
seguinte:
20
valores + 54 valores (isto é, 1 valor por cada ano de trabalho) = 74
Isto é, nem assim, chegava aos 100 pontos (ou
valores) de graduação e precisava de mais 26 anos para chegar a 100 de
graduação profissional.
E, se não é
possível existir um professor que adquira habilitação profissional aos 16 anos,
com 20 valores, e que trabalhe sem nunca perder um dia de tempo de serviço (por
exemplo, por doença prolongada, o que com a sua idade seria difícil), até
juntar uma graduação de 100 não é aceitável o MEC presumir que exista e usar
tal raciocínio na fórmula como parece ter sido feito (de forma consciente ou
não, e acredito mais na inconsciência).
Aliás, só o
facto de se assumir como base de raciocínio um professor a trabalhar e
concorrer com 96 anos é um absurdo inaceitável....
Por isso, usar
uma escala de 100 pontos sem conversão a escala de 0 a 20 na Avaliação curricular,
além de estúpido, é ilegal e numa leitura simples em breves notas da lei
expressa.
E se estou a ler mal, que me expliquem, mas creio que, mesmo sem ter estudado pelas cratinas metas curriculares, os meus professores, mesmo se selecionados pela graduação, e sem estas invencionices sem valor acrescentado, me ensinaram a ler minimamente.....
8 Comments:
Pena que o Mário Nogueira não tenha lido os seus textos. É triste sermos representados por gente mal informada...
Fantástico o seu texto; aterradora a situação que o levou a escrevê-lo. Obrigado, amigo Luís.
Este Einstein talvez por deformação profissional porque segundo parece foi professor de matemática (mau professor certamente), está a reduzir pessoas a simples equações matemáticas. Uma direção de turma vale mais que 2 anos de serviço, por exemplo! Ou seja, atribui de forma ditatorial determinado valor a determinado critério!
Pergunto: em que se baseia, quais são os fundamentos científicos, que lhe permitem atribuir um determinado valor a determinado critério? Quando os professores efetuaram (ou não) determinada ação de formação, determinado cargo, etc., sabiam quanto (que valor) é que isso lhes iria somar no seu perfil de professor? Foi ao menos discutido quanto é que valia um “Bom”, por exemplo, para a carreira de professor? Não foi, pois não? Isto é próprio de uma ditadura desumana, porque pessoas não são números! Qualquer dia aplica alguma fórmula do género: P=MC2 em que P é professor, M é massa e C é cunha.
Obrigado Luís
Obrigado !
Sr. Anónimo, porque ataca o Sr. Mário Nogueira?
A Fenprof tem sistematicamente defendido que só deve haver um único concurso nacional com regras transparentes para todos.
Aliás se se informar vai repara que a Fenprof não deu a sua assinatura ao actual regime de concursos.
Muito obrigado Luís,isto vai de pior a insustentável.
Juntarei parte desta reflexão às reclamações que já remeti à DGAE. Forte abraço e que a justiça e um pingo de legalidade ainda reanime e legitime esta BCE.
Todas estas tretas tiveram nascimento na cena da avaliacão, esparrela em que quase todos os professores se deixaram cair. Aqui neste recanto ensolarado toda a gente sabe que o favor, a cunha são determinantes para atribuição de cargos - as tais direções de turma, coordenações... que são pontuados na CE.
Há professores que durante um ano vão saltando de escola em escola e nem avaliacão conseguem muitas vezes ter por não perfazerem em cada escola tempo para a obterem, por muito bom serviço que tenham feito nessas ocupações temporárias - perdem pontos nestes subcritérios.
A fórmula que foi usada é uma aberração e ainda bem que vai sendo denunciada.
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